UNIDADE DE CRÉDITO SUSTENTÁVEL

UCS

Segurança

Produtos com segurança de origem e atestados por terceiras partes, como a SGS, líder global em inspeção, verificação, teste e certificação.

Rastreabilidade

Sistema em 3 camadas. A Primeira é a plataforma Akses, que atribui a cada UCS um número de rastreamento. A segunda insere as informações em BlockChain. A terceira é a certificação SGS que, como autoridade global, assegura o processo.

Governança

A plataforma atende aos requisitos regulatórios através da tecnologia com backoffice otimizado para atender à gestão por parte dos usuários e automação de Processos de Compliance para abertura de contas..

ESG

Disponibiliza ao mercado a UCS e o Selo, produtos que demonstram boas práticas da empresa que integra a operação com geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

POR QUE UTILIZMOS UCS

Um “offset” ou “crédito” de carbono é a comprovação da redução ou captura de uma tonelada métrica de dióxido de carbono (geralmente denotada como mtCO2) da atmosfera em outro local. Essa redução de emissões é certificada por um organismo de verificação com base em vários critérios, e cada tonelada métrica recebe um número de identificação de crédito correspondente ao organismo de verificação. Uma vez que o crédito é reivindicado, ele é registrado em um registro público, garantindo que cada redução só possa ser usada uma vez. Ao adquirir um offset, você obtém um número de identificação de crédito específico e o direito de utilizar ou reivindicar a redução associada. Existem centenas de projetos diferentes com variações de preço, métodos e localizações geográficas, incluindo o sequestro de carbono atmosférico ou no solo, a construção de usinas de energia renovável e melhorias na eficiência de manufatura e transporte. 

No entanto, ser carbono neutro é apenas o ponto de partida, uma vez que o CO2 representa apenas um terço dos impactos da aviação sobre o meio ambiente. Os outros dois terços do impacto da aviação decorrem de poluentes não relacionados ao CO2, como vapor d’água, aerossóis e NOx, que contribuem para o aquecimento global. 

A maioria dos impactos da aviação é causada por emissões não relacionadas ao CO2, incluindo NOx e a formação de trilhas de condensação. Essas emissões afetam a composição atmosférica e a cobertura de nuvens, contribuindo para o impacto geral das emissões de CO2 no setor. Para comparar os impactos climáticos, utilizamos uma métrica chamada “potencial de aquecimento global” (GWP), que nos permite converter o impacto das emissões não relacionadas ao CO2 em uma quantidade equivalente de CO2 (CO2e). As estimativas atuais colocam o GWP de todas as emissões de aviação em 3,0. 

Portanto, utilizando as abordagens tradicionais dos créditos de carbono convencionais para compensar as emissões de dióxido de carbono, um operador teria que compensar 300% de suas emissões para neutralizar 100% do impacto de uma operação aérea. 

É por isso que a O24Sky, em colaboração com a BMV, opta pelo uso das UCS (Unidades de Crédito de Sustentabilidade). Essas unidades são uma solução muito mais completa do que os créditos de carbono convencionais, pois abordam não apenas as emissões de CO2, mas também outros impactos da aviação, como NOx e trilhas de condensação em um só ativo por contemplar um contexto amplo de biodiversidade. A UCS equivale a preservar 13 metros quadrados de área nativa e oferece 27 benefícios, incluindo a preservação da fauna e flora, manutenção de fluxos hidrológicos, estocagem de carbono e muito mais. Além disso, a UCS contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abordando questões mais amplas de sustentabilidade e biodiversidade. 

Portanto, ao escolher as UCS, você está investindo em soluções mais abrangentes e impactantes para compensar e reduzir o impacto ambiental na aviação.

Vantagens da utilização da UCS

Ao utilizar Créditos de Sustentabilidade, o operador experimentará vantagens substanciais:

  • A segurança de adquirir um crédito já estocado na floresta e, portanto, verificável a qualquer momento;
  • A credibilidade e transparência do processo de geração do crédito pelas instituições envolvidas com o programa Brasil Mata Viva além da facilidade de acesso à documentação que garante a legitimidade e possibilita a verificação dos créditos;
  • Visibilidade no mercado por proteger as florestas brasileiras e melhorar as condições de vida das comunidades rurais;
  • Proteger a natureza sem prejudicar o processo de desenvolvimento econômico, pois o recurso será reinvestido em
    melhorias de processo tecnológico de produção com ganho de produtividade no campo;
  • Visibilidade como empresa amiga do meio ambiente com um trabalho social consistente junto às comunidades rurais;
  • Certificação pelo mérito de sustentabilidade e qualificação da empresa ou do instrumento de captação quando integrado pelo
    investimento em UCS, como ativo baseado na natureza.

UCS

Primeira commodity de conservação de florestas registada em blockchain e em ambiente regulado no Brasil por meio do instrumento de crédito financeiro, a CPR Verde.

É um ativo ambiental, produto da agricultura de floresta e de outros ecossistemas ambientais.
Com a UCS é possível quantificar o fornecimento dos serviços ecossistêmicos originados pela conservação ambiental.

  • Posicionamento evidenciável ao mercado ESG com comprovação de aderência às práticas ambientais e sociais sustentáveis;
  • Acesso instrumento de crédito especiais para alavancagem de recursos;
  • Compensação dos seus impactos ambientais de forma personalizada, transparente e menos onerosa;
  • Aumento dos seus ativos benefício à performance da estrutura de capitais;
  • Financiamento da sua política de sustentabilidade;
  • Promoção do desenvolvimento regional;
  • Promoção da sua imagem empresarial e ganho reputacional perante investido res e clientes
  • Agregação de valor pela incorporação do ESG no produto/serviço.

São 3 camadas de validação na originação das UCS:

1. UNESP – Faculdade de Ciências agronômicas (FCA) campus Botucatu Aferição por autoridade cientifica de reconhecimento internacional. Auditoria por big four.
2. SGS – Société Générale de Surveillance. Como autoridade global, assegura o processo.
3. Blockchain – usado para registrar transações, rastrear e aumentar a confiança.

Padrão brasileiro de caracterização, quantificação, valorização de patrimônios naturais e desenvolvimento sustentável.

• Reserva de valor estimulada pela crescente valorização e tendência de escassez.
• Cumprimento de débitos ambientais ou outras compensações.
• Investimento para qualificação ESG.
• Como patrimônio para garantia.
• Quotas de participação em sociedades
• Como títulos para lastros em operações de crédito
• Compensação de emissão voluntária

um Selo de 1000 UCS garante

Protege

0
Espécies de Fauna por hectar

Protege

0
Espécies de Flora por hectar

Protege em extenssão de floresta nativa o equivalente a:

0
Campo de Futebol

Evita a quantidade de CO2 emitido equivalente a

0
Voltas ao Mundo

Quem confia

ODS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 da ONU e representam um apelo global à ação de pessoas, empresas e governos para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que todos desfrutem de paz e prosperidade.

A UCS atua se empenha em atender aos seguintes desafios:

Foco Principal

Ações Diretas

Dê o primeiro passo

Faça parte da nova era de sustentabilidade na aviação.
Entre em contato e entenda como aplicar na sua empresa.