Entenda mais sobre o tema

Foco em sustentabilidade

Entenda os principais conceitos e termos sobre o tema!

Se você está se sentindo sobrecarregado por todos os termos e conceitos relacionados com a adoção de iniciativas sustentáveis em suas operações, estamos aqui para ajudar. Detalhamos as principais considerações quando o assunto é redução do impacto ambiental de suas operações ou do seu negócio.

Glossário de sustentabilidade

O que é uma Pegada de Carbono?

Uma pegada de carbono é o impacto ambiental relacionado a quantidade de Gases de Efeito Estufa emitidos pelas operações de uma determinada organização ou atividade. O padrão internacionalmente aceito para relatórios de emissões, conhecido como Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHGP), define as regras para montar um inventário de pegada de carbono de uma organização; no entanto, geralmente, as emissões de uma organização são categorizadas em três diferentes escopos: Escopo 1, 2 ou 3. 

Entenda o que são os Escopo 1, 2 e 3

O setor de aviação é responsável em média por 2% do total das emissões mundiais de Gases de Efeito Estufa (GEE). Por isso, um dos aspectos mais importantes da gestão ambiental na aviação é a redução e compensação dessas emissões.

Desde 2009, empresas e organizações devem elaborar seus Inventários de Gases de Efeito Estufa, para identificar a origem e a quantidade de suas emissões, utilizando a metodologia GHG Protocol, que classifica os Escopos 1, 2 e 3.

No caso do Escopo 1, são identificadas emissões diretas provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pela organização, como emissão de CO2 na de produção e testes de produtos. Já no Escopo 2, as organizações devem contabilizar fontes que provocam emissões indiretas, como consumo de energia em suas unidades. Por fim, no Escopo 3, as organizações devem identificar emissões indiretas, como as que ocorrem em serviços terceirizados pela organização.

Na prática, o uso dessa metodologia gera um mapeamento detalhado das emissões de GEE e se traduz no inventário que é publicado pelas organizações. Com o conhecimento de todos os seus pontos de melhorias com relação aos impactos ao meio-ambiente a companhia atua e coloca metas de descarbonização e compensação dos impactos ambientais inerentes as suas atividades.

ICAO CORSIA

O CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation) é um programa global destinado a reduzir as emissões de gases de efeito estufa da aviação internacional. Ele foi desenvolvido pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), uma agência especializada das Nações Unidas, e foi adotado em 2016. O objetivo do CORSIA é limitar o crescimento das emissões de dióxido de carbono (CO2) da aviação internacional a partir de 2020, cobrindo mais de 80% das emissões totais da aviação internacional. O CORSIA opera através de um sistema de compensação, onde as companhias aéreas podem comprar créditos de compensação para compensar suas emissões acima de um certo limite estabelecido. Isso incentiva as companhias aéreas a reduzir suas emissões e investir em projetos de redução de carbono.

UCS

A Unidade de Crédito de Sustentabilidade é uma commodity ambiental comercializada pela O24Sky que equivale ao metro quadrado de floreta em pé. 

A UCS é a primeira commodity de conservação de florestas registada em blockchain e em ambiente regulado por meio do instrumento de crédito financeiro, a CPR Verde.

A UCS (Unidade de Crédito de Sustentabilidade) é um ativo proveniente de um sistemas de certificação e compensação ambiental para quantificar e registrar as ações positivas de uma organização ou projeto em relação à sustentabilidade. Essas unidades representam a redução ou compensação de emissões de gases de efeito estufa, o uso eficiente de recursos naturais, a preservação da biodiversidade, entre outras práticas sustentáveis.

Compromissos de Sustentabilidade

Os acordos e convenções internacionais  estabeleceram metas e compromissos ousados de sustentabilidade para indústria aérea como um todo. 

À medida que a aviação continua a crescer, esses compromissos e esforços de sustentabilidade são essenciais para atender aos objetivos climáticos tanto da indústria quanto globais.

  • Compromisso para 2030: Muitas companhias aéreas e organizações do setor estabelecem metas de redução de emissões de CO2 até 2030. Essas metas podem incluir a redução de uma porcentagem específica de emissões em relação a um ano-base, o aumento da eficiência no consumo de combustível, a utilização de biocombustíveis sustentáveis em determinada proporção da frota, entre outras medidas.

  • Compromisso para 2050: O objetivo a longo prazo para a aviação frequentemente é alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Isso significa que as emissões líquidas de CO2 da aviação devem ser reduzidas a zero, seja por meio da redução direta das emissões, da implementação de tecnologias de captura e armazenamento de carbono, ou da compensação das emissões remanescentes por meio de projetos de conservação florestal, por exemplo.

Esses compromissos são parte dos esforços da indústria da aviação para mitigar seu impacto ambiental e contribuir para os objetivos globais de redução das mudanças climáticas.

E-+ESG

ESG é a sigla, em inglês, para meio ambiente, social e governança. É utilizada para identificar empresas comprometidas em alinhar suas atividades produtivas a parâmetros de excelência nessas três dimensões.